O que é a Lesão SLAP
A lesão do lábio superior anterior e posterior ou ruptura SLAP é um tipo comum de lesão no ombro. O lábio, ou labrum, é um tecido em forma de anel que reveste e estabiliza a cabeça do úmero e a cavidade da articulação do ombro. A cabeça do úmero é muito maior do que a cavidade da glenóide (que é uma superfície plana). O lábio circunferencial serve como uma proteção adicional para a estabilidade do ombro. Muitos ligamentos importantes do ombro também se prendem ao lábio.
Anatomia da Lesão SLAP
Em uma lesão SLAP, a parte superior do lábio é lesada, que serve como inserção do tendão do bíceps. Este complexo é comumente lesado em atletas e pode ser uma causa de dor.
Principais sintomas da Lesão SLAP
Em muitos casos, uma ruptura SLAP não dói o tempo todo. A dor geralmente acontece quando você usa o ombro para executar uma tarefa, principalmente com atividades acima da cabeça. Também pode ser notada uma sensação de travamento ou instabilidade no ombro, junto com a perda de força. A amplitude de movimento do ombro pode diminuir devido a dor.
Principais causas de Lesão SLAP
Qualquer pessoa pode desenvolver uma ruptura SLAP, no entanto, os atletas envolvidos em esportes que requerem atividades repetitivas acima da cabeça têm maior probabilidade de desenvolver uma ruptura SLAP, como arremessadores de beisebol e jogadores de voleibol, movimentos com muita força e rapidez. Pessoas que passam por um evento traumático, como queda de uma bicicleta ou uma luxação do ombro, também podem ter uma lesão SLAP. Com o passar dos anos, pode haver uma lesão não traumática do labrum, ou seja, pode haver um SLAP degenerativo que na maioria das vezes não é sintomático. Existem situações que o médico pede uma ressonância para avaliar uma lesão do manguito e a ressonância pode mostrar uma lesão SLAP, sem sintomatologia, o que consideramos um achado do exame.
Como é feito o diagnostico da Lesão SLAP
Uma ruptura SLAP através da história que o paciente conta, através de manobras feitas no exame físico e por imagens médicas. Durante o exame físico, o médico verificará a amplitude de movimento, a força e a estabilidade do ombro. Ele deve também realizar testes específicos colocando o seu braço em diferentes posições para reproduzir seus sintomas. Os resultados desses testes ajudarão a decidir se exames adicionais ou imagens de seu ombro são necessários. Uma ressonância magnética é o melhor exame de imagem para mostrar rupturas em tecidos moles, como uma ruptura SLAP. Um raio-X também pode ser solicitado.
Como o tratamento para Lesão SLAP é realizado
Existem muitos métodos diferentes para reparar uma ruptura SLAP e o médico deve individualizar o tratamento para o seu paciente. Na maioria dos casos, os tratamentos para lesões SLAP são sem cirurgia. Os principais são:
- Fisioterapia: Exercícios de fisioterapia podem ajudar a melhorar o movimento do ombro, a mecânica escapular e aumentar a força do ombro. Os exercícios de flexibilidade e amplitude de movimento envolvem o alongamento da cápsula do ombro, que é o forte tecido conjuntivo que envolve a articulação. Esses exercícios também podem ajudar a aliviar a dor e prevenir mais lesões.
- Terapia: Com medicamentos antiinflamatórios são úteis para reduzir a dor.
- Cirurgia: Nos casos em que a reabilitação não dá bom resultado e uma limitação funcional persistir, uma artroscopia é o tipo de cirurgia mais comumente usado para tratar as rupturas SLAP. Isso envolve a inserção de uma pequena câmera na articulação do ombro e o uso de pequenos instrumentos cirúrgicos para reparar a ruptura SLAP ou realizar uma tenodese do bíceps para diminuir a tensão no lábio.