Artrite acromio-clavicular

O que é Artrite acromio-clavicular

O ombro pode doer devido a diversos problemas, como já mostrei em outro artigo. Hoje falarei de uma causa frequente de dor na ortopedia: artrite ou desgaste da junção da clavícula com o acrômio (articulação acromio-clavicular).

Principais causas e sintomas

Este desgaste pode ocorrer por diversos motivos: desgaste natural, sobrecarga como exercícios exagerados na academia, traumas antigos, problemas reumatológicos, entre outros. Muitas vezes, além do quadro de dor, o paciente pode reclamar do aparecimento de uma saliência óssea nesta região (o paciente fala  que ”o osso começou a crescer”). A radiografia e a ressonância magnética ajudam no diagnóstico.

Como é feito o diagnostico

O exame do paciente deve ser bem cuidadoso pois muitas vezes problemas nos tendões e na cartilagem do ombro também estão presentes e o ortopedista deve pormenorizar a origem da dor, para encaminhar melhor o tipo de tratamento. A radiografia e a ressonância magnética ajudam no diagnóstico.

Como o tratamento é realizado

O tratamento desta lesão inclui diversas modalidades, como detalharei logo abaixo:

• Repouso.
  • Medicamentos. Anti-inflamatórios orais, analgésicos, corticóides (via oral ou por infiltração).
  • Fisioterapia e acupuntura.
  • Cirurgia. Neste caso, normalmente realizamos a artroscopia e executamos a retirada de cerca de 0,5 cm da clavícula (ressecção da clavícula distal).