Bursite do ombro

O que é bursite

Bursa é uma pequena bolsa e fica entre o acrômio e os tendões do manguito rotador, funcionando como um pequeno coxim, facilitando os movimentos nas diferentes direções (o ombro é a articulação que tem mais amplitude no corpo, conseguimos mexer o ombro para quase todos os lados!). Quando ocorre uma lesão ou uma inflamação do tendão, a inflamação também pode se extender, por contiguidade, à bursa. E uma bursa inflamada, chamamos de bursite.

A anatomia abaixo ajuda a explicar este conceito:

Anatomia da Bursite

Como é feito o diagnóstico da bursite

O termo bursite do ombro foi por muito tempo sinônimo de dor no ombro e ainda é erroneamente usado para denominar algumas doenças desta articulação. Até recentemente, muitas lesões do ombro, como a lesão do manguito rotador, a capsulite adesiva, a artrite acrômio clavicular, a artrose de do ombro, eram mal diagnosticadas e entravam num diagnóstico superficial de “ombro doloroso” ou “bursite do ombro”. Com o melhor entendimento da anatomia do ombro, com a melhora dos métodos diagnósticos (principalmente a Ressonância Magnética) e com a disseminação da artroscopia, pudemos entender melhor as várias patologias do ombro e compreender que a bursite normalmente é um achado dentro de outras doenças e não uma doença isolada.

Como o tratamento para bursite é realizado

Resumindo, normalmente o problema primário é um problema no tendão ou na cartilagem articular e o problema secundário é a bursite. Por se tratar uma bolsa distensível, é um local em que frequentemente o médico pode injetar um medicamento para ajudar a diminuir a inflamação e dor. São comuns as infiltrações no ombro para diminuir o quadro doloroso de um paciente que tem uma ruptura do manguito, uma calcificação do tendão do supraespinhos, uma capsulite adesiva. Nestes casos, o médico pode discutir com seu paciente sobre uma infiltração com corticóide ou com ácido hialurônico.