Coluna

A coluna vertebral é uma estrutura óssea complexa, composta – na maioria dos casos – por 33 vértebras interligadas por articulações e responsável por diversas atividades humanas, como correr, saltar, girar o tronco e a cabeça, entre outras. Uma lesão na coluna pode resultar em diferentes situações, desde uma simples dor até a total paralisia corporal, por isso, é importante contar com a orientação de um médico ortopedista ao menor sinal de uma lesão na coluna.

Tratamento dor nas costas

Entre os principais problemas que acontecem na coluna, podemos listar:

• Escoliose: aracterizada por uma alteração no alinhamento da coluna, a escoliose pode causar dores, deformidades e dificuldade para manter uma postura adequada.
  • Hérnia de disco: entre as vértebras, existem discos compostos de material fibroso e gelatinoso que desempenham a função similar a amortecedores. Quando um destes discos se rompe, ele comprime as raízes cervicais, provocando dor e dificuldade de movimentos.
  • Lombalgia: é uma condição caracterizada por dores na região lombar, geralmente causada por má postura. Há ainda lombalgias de origem inflamatória, decorrente de hérnias de disco e outras anomalias.
  • Desvios na coluna: entre os principais desvios nesta região, ressaltamos a lordose e a hiperlordose, que são caracterizados pela curvatura anormal da coluna, causando má postura e dor.

Existem muitas outras condições que podem afetar esta região que também são tratadas pelo ortopedista, como a artrose lombar, tumores na coluna, cervicalgia, entre outras condições menos frequentes.

Tratamento dor na coluna

Tratamentos

Tratamento é feito sempre de maneira individualizada, buscando a melhor alternativa para o paciente. Os principais tratamentos para doenças e traumas na região da coluna consistem em abordagens não-invasivas, como correções posturais, fisioterapia e uso de fármacos. Há também as intervenções cirúrgicas, como a Artroplastia Cervical, a Rizotomia Percutânea por Radiofrequência, remoção de tumores, Cifoplastia, Cirurgia para correção da Escoliose, entre outras.