O pé é formado por uma série de ossos assimétricos que se ligam entre si pelas articulações. Para facilitar a observação dos principais problemas nessa região, dividimos esta parte do corpo de duas formas: Visto de frente: temos o antepé, mediopé e retropé. Visto de cima: temos as partes dorsal e plantar.

Também precisamos observar os tipos de pisada, pois existem 3 padrões principais, sendo eles a pisada neutra (que não tem nenhuma anormalidade), a supinada, em que o indivíduo começa a caminhar pisando “para dentro” e, por último, a pisada pronada, que primeiro toca a parte externa do calcanhar no solo.

Entre os principais problemas que acontecem nos pés, podemos listar:

  • Fraturas: geralmente são causadas por um grande trauma na região, seja uma queda ou um acidente.
  • Entorses: muito comum, esse tipo de lesão é mais simples e fácil de tratar, uma vez que não há ruptura de ligamentos.
  • Ruptura do tendão de Aquiles: acontece quando há uma contração excêntrica da panturrilha, ocasionando uma sobrecarga na região, levando ao rompimento do tendão.
  • Pé chato: quando o arco da planta do pé possui uma menor amplitude, resulta no que chamamos de pé plano ou pé chato. Sua origem pode ser hereditária e sua presença pode causar fortes dores.

Existem muitas outras anomalias nesta região que também são tratadas pelo ortopedista, como os dedos em garra, o pé torto congênito, o joanete, a fascite plantar, a tendinoplastia, a metatarsalgia, entre outras condições menos frequentes.

Tratamentos

O tratamento é feito sempre de maneira individualizada, buscando a melhor alternativa para o paciente. Existem 2 linhas principais de tratamento: a não-invasiva, que pode ser feita com o uso de palmilhas, exercícios e viscossuplementação. Além dessa, existem casos em que pode ser recomendada a intervenção cirúrgica para reconstrução de ligamentos, correção de deformidades decorrente da artrose avançada, entre outros tratamentos cirúrgicos.

Ficou com alguma dúvida ?

Me envie uma mensagem, será um prazer pode te ajudar !