Plica sinovial do joelho

A plica sinovial é uma dobra ou uma ” lingueta ” da membrana sinovial  ( tecido que envolve a articulação do joelho e produz o líquido articular ) que se projeta para dentro da articulação. Ela se localiza na parte interna do joelho (região medial ) , ao lado da patela ou rótula . A plica é um tecido característico do estágio embrionário e  , durante o desenvolvimento,  costuma ser absorvida  pela cápsula articular. Em uma boa parte das pessoas , uma pequeno pedaço pode permancer na vida adulta.

.

Quando a plica sofre um processo inflamatório,  ela pode ficar mais espessa , causando desconforto e dor . Esta irritação normalmente é secundária a um esforço aumentado , como excesso de atividades físicas , ou por um traumatismo direto no joelho . Os sintomas são de inchaço do joelho , dificuldade para fletir completamente a articulação e dor .

O diagnóstico é feito pela história, pelo exame físico que o ortopedista faz e pode ser confirmada pela ressonância magnética.

plica1
ressonância mostrando derrame articular e plica medial entre o fêmur e a patela

O tratamento inicial envolve o repouso da articulação , uso de antiinflamatórios, gelo local e punção do inchaço ( derrame articular ) . O médico também pode fazer uma infiltração com corticóide .

Naqueles casos em que as crises de inchaço e dor são recorrentes , a cirurgia por artroscopia pode ser indicada. Nesta , a plica é removida por um aparelho chamado shaver. E , desta forma, a chance de resolver em definitivo o problema é grande.