Síndrome do Impacto do Ombro

O que é a Síndrome do Impacto do Ombro

Algumas pessoas tem um acrômio com um formato ganchoso. Quando a pessoa levanta o braço pode ocorrer um impacto entre o tendão do manguito e o osso, levando a um processo de desgaste progressivo do tendão. Em casos mais crônicos, o tendão pode até sofrer uma ruptura. É comum vermos a síndrome do impacto em adultos ativos, especialmente à medida que envelhecem. O impacto do ombro pode causar bursite do ombro e tendinite do manguito rotador. Isso geralmente resulta em movimentos dolorosos do ombro, podendo levar a uma fraqueza e impotência funcional articular.

Síndrome do Impacto do Ombro

Principais sintomas da síndrome do impacto

Os sintomas mais comuns do impacto no ombro são dor ao levantar o braço, fraqueza e perda de movimento no ombro afetado. A dor durante à noite, atrapalhando o sono, chegando o paciente a acordar, também é comum. Um sinal característico é a dor em um arco de cerca de 70 graus a 130 graus ao levantar o braço lateralmente e acima do ombro. Testes de exame físico como o teste de Neer e Jobe são positivos. Radiografias e ressonância são solicitados para mostrar o aspecto ósseo e a qualidade e integridade dos músculos e tendões.

Como é feito o diagnostico a síndrome do impacto do ombro

Para avaliar se o quadro clínico do paciente é um caso de síndrome do impacto no ombro, o diagnostico pode ser feito através de:

• Exame físico: como o teste clínico de Neer e Jobe.
  • Exame de imagens: como radiografias e ressonância que são solicitadas para mostrar o aspecto ósseo e a qualidade e integridade dos músculos e tendões.

Como o tratamento da síndrome do impacto é realizado

Casos crônicos que não tem melhora com o tratamento conservador podem precisar de cirurgia. Normalmente nestes casos a solução é a artroscopia do ombro. Inicialmente normalmente optamos pelo tratamento conservador ou não cirúrgico, que inclui:

Um dos tratamentos para a Síndrome do Impacto do Ombro consiste no reforço da musculatura do manguito, que inclue exercícios com elásticos como os ilustrados no vídeo abaixo.