Uma das queixas mais comuns na ortopedia é o inchaço do joelho . Existem diversas causas que levam a articulação do joelho ficar inchada . Neste breve post , discutirei algumas das causas mais frequentes e darei orientações a respeito do que deve ser feito nestas situações . Como sinônimos do inchaço , poderíamos citar o termo derrame articular e também o termo popular ” água no joelho “.
Entre as causas mais comuns , destaco :
– lesão do menisco : o menisco é uma fibrocartilagem que ajuda na estabilidade do joelho e na absorção do impacto que existe entre o fêmur e a tíbia ( entre a coxa e a perna ) . Esta ” almofada ” pode sofrer rupturas traumáticas ( entorses , por exemplo ) ou degenerativas. Quando o menisco está roto é comum o joelho inchar , particularmente após atividades mais intensas .
– lesão da cartilagem : a cartilagem é a “capa” do osso , permitindo um movimento suave da articulação . Ela também , como o menisco , pode sofrer rupturas traumáticas e degenerativas ( da própria idade ) e gerar um atrito adicional no joelho , levando a um processo irritativo local e inchaço .
– lesão dos ligamentos : os ligamentos internos do joelho ( cruzados ) e os ligamentos colaterais podem ser danificados após entorses e costumam gerar , nestas situações , inchaços volumosos no joelho .
– contusões ou fraturas : quando os ossos do joelho ( patela , fêmur , tíbia e fíbula ) sofrem traumas , quebrando ou não , o joelho pode inchar . Quando uma fratura tem um traço que se extende até a articulação , o inchaço costuma ser até maior .
– infecções : quando um ” bicho ” ( bactéria , vírus , fungo ) consegue entrar na articulação do joelho e se prolifera , uma infecção muito perigosa se instala , podendo levar a uma destruição da cartilagem , com graves sequelas se o tratamento adequado não for prontamente realizado . O inchaço é um dos sinais iniciais da infecção , juntamente com o calor local e a dificuldade para dobrar e esticar o joelho .
– processos reumáticos : doenças reumatológicas ( auto-imunes ) atacam um tecido chamado sinóvia , que produz o líquido articular , causando uma sinovite e também o desgaste da cartilagem , cursando com frequência com inchaço do joelho . Entre as doenças reumáticas , destacamos : artrite reumatóide e lúpus . A gota , aqui considerada um tipo de reumatismo , caracteriza-se pelo aumento do ácido úrico no sangue e pode causar também um inchaço nas juntas ( o joelho é bastante acometido nesta doença ) .
O tratamento do inchaço é baseado primeiramente na descoberta da causa , possibilitando assim um tratamento mais eficaz e direcionado para aquela doença específica. Entre as medidas para diminuir o inchaço , destacamos :
– bolsa de gelo : realizada com bolsas térmicas de borracha , de gel ou de outros materiais . Deve-se ter cuidado para não termos uma queimadura térmica da pele . Uma dica é usar uma toalha fina evitando o contato direto com o gelo . Podemos usar várias vezes ao dia , por um perído de 10-20 minutos cada vez.
Deve-se evitar fazer gelo na região posterior ( de trás ) , local por onde passam vasos e nervos importante.
– repouso articular
– medicamentos anti-inflamatórios , prescritos pelo médico após exame ;
– punções : quando o inchaço é muito volumoso , podemos fazer uma punção de alívio , retirando boa parte daquele inchaço através de uma agulha e seringa. Além disso , a punção pode ajudar no diagnóstico , já que pode nos indicar , através das características do líquido aspirado , qual a causa do processo em curso . Assim, uma punção com pus nos faz pensar em uma infecção bacteriana , uma punção com sangue pode nos levar a suspeitar de uma lesão do ligamento cruzado , uma punção com cristais pode nos pensar de uma crise de gota.