Sinovite do Joelho

O que é sinovite do joelho

Sinovite (ou inflamação sinovial) ocorre quando a sinóvia de uma articulação fica inflamada. O sinóvia, que às vezes também é Sinovite (ou inflamação sinovial) ocorre quando a sinóvia de uma articulação fica inflamada. O sinóvia, que às vezes também é chamada de membrana sinovial, é um tecido conjuntivo que reveste o interior da cápsula articular. A cápsula articular é uma estrutura em forma de capa que envolve articulações como ombro, cotovelo, punho, mão, joelho, pé e tornozelo. É composto por uma camada externa resistente fibrosa e uma camada interna macia (a sinóvia). Contido dentro de ambas as camadas está o líquido sinovial, um líquido viscoso que lubrifica a articulação para reduzir o atrito na cartilagem articular durante o movimento.

Principais causas da Sinovite

Em uma pessoa ativa e saudável, a causa mais comum de sinovite é o uso excessivo da articulação, por exemplo, em atletas ou pessoas cujos trabalhos envolvem movimentos repetitivos de estresse, como levantar ou agachar. No entanto, a sinovite também é comum em pessoas que têm algum tipo de artrite inflamatória, como a artrite reumatóide. Nesses pacientes, o crescimento excessivo da sinóvia é parte de uma resposta imune anormal, onde o corpo identifica incorretamente sua própria cartilagem natural como uma substância estranha que deve ser atacada. Existe também uma sinovite chamada sinovite pigmentada vilnodular. Uma infecção bacteriana gera também uma inflamação muito intensa na membrana sinovial.

Principais sintomas da Sinovite

O principal sintoma é a artralgia, que significa dor na articulação. Complementam o quadro o inchaço (às vezes um discreto inchaço e às vezes um enorme derrame articular) e a limitação de movimento. Quando temos uma sinovite no joelho, a pessoa tem dificuldade para caminhar e para dobrar o joelho. Podemos também observar em alguns casos calor local e vermelhidão.

Como é feito o diagnóstico da Sinovite

O médico vai suspeitar de um quadro de sinovite pelo quadro clínico e normalmente é solicitada uma ressonância magnética que mostra o aumento do liquido articular e proliferação da membrana sinovial. Alguns exames de sangue podem mostrar alguma doença reumática. Num caso que evolui para cirurgia, uma biopsia da membrana sinovial deve ser realizada.

Como é realizado o tratamento da Sinovite

O tratamento para sinovite geralmente consiste em repouso e medicamentos anti-inflamatórios. Os medicamentos podem incluir medicamentos orais conhecidos como medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença) e, em alguns casos, uma punção e injeção de esteróide pode ser realizada. Compressas geladas estão indicadas também. Os pacientes que não respondem a esses tratamentos podem ser encaminhados a um cirurgião ortopédico para discutir uma sinovectomia, um procedimento no qual grande parte da sinóvia é removida, normalmente por artroscopia.