Rotura ou lesão do menisco

O que é a rotura ou lesão do menisco

Os meniscos são estruturas extremamente importantes presentes nos joelhos, com função primordial de distribuição de carga na superfície articular, funcionando como amortecedores. São em número de dois, o interno ou medial e o externo ou lateral.

Principais causas de ruptura

Os meniscos podem sofrer rupturas, que podem ser pouco ou muito sintomáticas. Estas rupturas decorrem de diversas formas: entorses durante a prática esportiva, degeneração natural que ocorre com o passar dos anos, sobrecarga devido a um peso excessivo, instabilidade do joelho associada a lesões ligamentares, entre outros fatores.

Principais sintomas da lesão

Os sintomas são variados e podem incluir: derrame articular (inchaço), dor, travamentos, sensação de falseio, dificuldade para agachar, estalidos. Através de uma história detalhada, um exame físico apurado e de um exame como a ressonância magnética, o médico ortopedista pode estabelecer o diagnóstico de uma lesão meniscal.

Existem variados tipos de lesão meniscal, como exemplificado abaixo:

Como o tratamento é realizado

A decisão de qual tratamento realizar caberá ao médico e ao paciente, levando em conta diversos aspectos: idade, atividade física realizada, existência de lesões associadas, intensidade dos sintomas, tipo de lesão,etc.

As opções de tratamento podem ser:

• Cuidados: nada a fazer naqueles casos em que os sintomas são mínimos (ou seja, nem toda lesão meniscal deve ser operada!)
  • Mudança comportamental: alteração de atividade física e perda de peso
  • Fisioterapia
  • Infiltrações
  • Cirurgia: A cirurgia é frequentemente necessária para aquelas lesões em pacientes sintomáticos e que desejam praticar alguma atividade esportiva.

Quando tratamos de uma lesão meniscal, temos como princípios básicos:

1. Tentar manter o menisco, se possível suturá-lo. Esta cirurgia denominamos meniscorrafia;
  2. Se não for possível costurá-lo e isso é muito comum, infelizmente, devemos retirar a menor parte possível.