Tendinites no Joelho

O que é tendinite patelar do joelho

Tendinite é uma inflamação no tendão e, no joelho, os locais mais frequentemente acometidos são:

• Tendão patelar (Tendinite patelar)
  • Tendão do quadríceps (Tendinite quadricipital)
  • Banda íleo tibial (Síndrome da banda íleo tibial)

Inicialmente falarei sobre a tendinite patelar, que de longe é a mais frequente. É também conhecida por joelho do saltador (jumper’s knee) e é uma inflamação que acomete o tendão patelar, sendo este parte do mecanismo extensor do joelho. Caracteriza-se por um quadro doloroso na parte anterior do joelho. O ponto de maior dor é na parte inferior da patela, como mostra a figura abaixo.

Principais causas e sintomas

Algumas atividades, como futebol, basquete e vôlei exercem uma tensão muito grande no tendão, causando a ele microlesões. Se estas atividades forem realizadas em excesso, sem um tempo suficiente para o corpo poder “cicatrizar” aquelas microroturas, um processo inflamatório se instala. Inicialmente a dor poderá aparecer apenas após os exercícios; se não houver um tratamento adequado a dor se tornará mais intensa e limitará as atividades normais, podendo progredir para uma dor constante mesmo no repouso e, em alguns casos extremos, pode inclusive levar a uma rotura do tendão patelar.

Como é realizado o tratamento

O tratamento inicial consiste de medidas como remédios anti-inflamatórios, gelo e fisioterapia. A fisioterapia tem um papel muito importante e consiste basicamente de um programa de fortalecimento e alongamento da musculatura anterior e posterior da coxa e da perna. Também faz parte do tratamento um repouso das atividades físicas, este período pode envolver algumas semanas ou meses, dependendo do grau da tendinite. Nos últimos anos passamos a dar uma importância grande à musculatura do CORE (que envolve a região abdominal, glutea e lombar) e percebemos que ela tem uma influência decisiva no bom funcionamento do joelho. Assim, uma reabilitação que dê atenção a esta estrutura também faz parte do tratamento. Pacientes com sobrepeso são orientados para uma redução de peso e orientação dietética. Às vezes algum tipo de “joelheira” poderá ser útil, como a tira sub-patelar.

Nos últimos anos, um tratamento chamado Terapia de Ondas de Choque, tem sido também usado com sucesso, ele consiste na aplicação de ondas mecânicas no tendão inflamado, promovendo uma regeneração tecidual local. Nos casos em que o tratamento conservador não surtir efeito e naqueles caso em que houver uma ruptura do tendão, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado.

Tendinite do Joelho

Tendinite quadricipital

A tendinite do quadríceps, que é o principal músculo extensor do joelho, é bem parecida com a tendinite patelar. Difere-se dela pelo local da dor e inflamação, no caso da tendinite quadricipital a dor é na região superior da patela. Pacientes que fazem tratamento crônico com corticóides via oral tem uma chance maior de ter uma fraqueza nesta região e podem sofrer uma ruptura expontânea deste tendão. O tratamento é idêntico ao da tendinite patelar.

Síndrome da Banda Íleotibial

A banda ílio tibial é uma fáscia de tecido fibroso que corre ao longo do aspecto de fora da coxa, desde a bacia até perna, cruzando as articulações do quadril e do joelho. À medida que o joelho é dobrado ou esticado, essa “corda” se desloca sobre uma proeminência óssea localizada pouco acima do joelho, o epicôndilo lateral. Entre a banda ílio tibial e o epicôndilo lateral, há uma Bursa (bolsa de tecido gorduroso) que tem a função de proteger e facilitar o deslizamento entre estas estruturas. Quando, por algum motivo, o trato ílio tibial encontra-se especialmente tenso, a força de compressão entre o trato e o epicôndilo lateral aumenta, levando a uma inflamação local.

A síndrome do atrito da banda ílio tibial é uma importante causa de dor na face externa do joelho em atletas que realizam repetidos movimentos de dobrar e esticar o joelho. A corrida e o ciclismo são os principais esportes envolvidos nesta doença. Atletas que treinam e competem em provas de longa distância estão especialmente vulneráveis. No caso dos corredores, o atrito é mais comum em maratonistas: estudos demonstram que aproximadamente um a cada quatro maratonistas eventualmente desenvolverá uma dor característica do atrito da banda ílio tibial. O paciente com atrito da banda ílio tibial sente uma dor pontual na face externa do joelho quando realiza movimentos repetitivos de dobrar e esticar o joelho. A dor, habitualmente, aparece ao longo da atividade. No caso da corrida, o atleta refere que começa a correr bem, mas que após 5 ou 6km começa a ter dor. Depois disso, piora gradativamente até que precise interromper o treino. Caso não seja instituído o tratamento adequado, a dor passa a aparecer cada vez mais cedo, até o ponto de que não mais consiga correr. A dor piora com a corrida em ladeiras, principalmente nas decidas. Fora da atividade física, o paciente pode apresentar dor ao descer escadas ou ao ficar com as pernas cruzadas. Eventualmente, relatam dor enquanto estão deitados de lado na cama, com as pernas cruzadas. A rigidez matinal do joelho é comum.

Além da prática de esportes considerados de risco, existem fatores individuais que levam a uma maior força de compressão sobre o trato e predispõem o atleta a desenvolver o atrito da banda íliotibial:

• Diferenças nos comprimentos das pernas (uma discrepância no comprimento das pernas).
  • Joelhos varos (pernas curvas, com os joelhos para fora).
  • Fraqueza da musculatura glútea ou do quadríceps.

Além disso, nos esportes de risco há alguns vícios ou erros de treinamentos que contribuem para uma maior sobrecarga sobre o trato ílio tibial. Entre eles, devemos considerar:

• Correr sempre do mesmo lado da rua: diferenças de inclinações forçam mais o lado de fora da coxa.
  • Corrida em ladeiras: Correr ladeira abaixo é especialmente estressante para o trato ílio tibial, que estará trabalhando para estabilizar o joelho. Atletas com dor característica do atrito da banda ílio tibial devem, sempre que possível, evitar treinos em ladeiras.
  • Os ciclistas podem desenvolver inflamação da banda ílio tibial, caso tenham uma postura inadequada em sua bicicleta enquanto pedalam. O problema pode ser com o alinhamento dos clipes dos pedais, forçando o pé a ser girado para dentro. Isso pode causar o mesmo efeito que as pernas curvadas (joelho varo), aumentando o ângulo da banda do trato ílio tibial ao cruzar o joelho.