Tendinite Calcárea do Ombro

O que é tendinite calcárea

A tendinite calcárea ou calcificante do ombro é um processo inflamatório extremamente doloroso e que se caracteriza pela peculiaridade da calcificação de um ou mais tendões presentes no ombro.

Principais sintomas da tendinite calcárea

Normalmente a inflamação de um tendão caracteriza-se por dor e inchaço local, mas sem haver deposição de cristais de cálcio. No ombro, diferente de outros lugares, não é tão infrequente um tendão inflamado sofrer com calcificações. O paciente pode ter crises dolorosas intensas, com importante limitação para realizar os movimentos com o braço. Estudos demonstraram que, na tentativa de reabsorver o depósito de cálcio, um processo inflamatório exacerbado ocorre e a dor se intensifica.

Tendinite Calcárea do Ombro

Como o tratamento da tendinite calcárea é realizado

O tratamento consiste em medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos durante as crises, fisioterapia, gelo local e repouso.
Confira abaixo algumas possibilidades de tratamento:

• Infiltração com corticóides e anestésicos
    Normalmente promove um alívio importante da dor, deve ser usada com cautela e seus benefícios e riscos devem ser discutidos com o paciente.
  • Tratamento com terapia de ondas de choque
    Promoveria a “quebra” da calcificação e facilitaria a sua absorção posterior. Não existem trabalhos que sugiram que é um tratamento efetivo e tem um alto custo, dificilmente eu indico esta modalidade para este problema.
  • Barbotagem
    consiste na introdução de uma agulha até a calcificação e a aspiração deste conteúdo. Durante a fase reabsortiva, a calcificação se torna pastosa e é possível de ser aspirada. É um procedimento pouco realizado, doloroso, difícil de realizar no consultório.
  • Cirurgia
    A artroscopia do ombro pode ser realizada naqueles casos mais resistentes aos tratamentos acima descritos. É uma opção interessante naqueles casos mais difíceis e tem que o tratamento conservador não teve resultado satisfatório.