O que é artroscopia do Ombro
A artroscopia é um método diagnóstico e ao mesmo tempo uma forma de tratar uma lesão articular, no caso, do ombro. A palavra artroscopia vem do grego e significa observar (scopia) a articulação (artro). O artroscópio (ou ótica de artroscopia) é o instrumento utilizado para visualização e tratamento das articulações e ele é introduzido no ombro do paciente. Ele é acoplado a uma câmera cirúrgica, que transmite a imagem ao monitor de vídeo presente na sala cirúrgica. A partir dessa visualização, o cirurgião executa todo o procedimento com o uso de pinças.
Principais indicações
Houve um avanço tecnológico impressionante nos últimos vinte anos na área de Ombro, quando falamos sobre materiais disponíveis para reparar as lesões de tendão, lesões de tecido labral, lesões ligamentares e até lesões ósseas. Assim, atualmente, a grande maioria das doenças do Ombro podem ser corrigidas por artroscopia. Listo as principais abaixo:
- Luxação do ombro.
- Lesão do manguito rotador (ruptura de tendões).
- Lesão SLAP.
- Capsulite adesiva.
- Síndrome do impacto.
- Até mesmo fraturas com pequenos desvios podem ser fixadas por via artroscópica.
Como é realizado o tratamento
É um procedimento pouco invasivo e por não precisar afastar os músculos superficiais do ombro, pelo fato de conseguir visualizar de forma ampla a articulação e dessa forma corrigirmos diversos problemas ao mesmo tempo.
O procedimento da artroscopia do ombro é realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral e entubação. O anestesista poderá também realizar uma anestesia complementar, chamada de bloqueio do plexo braquial, para prolongar a analgesia após o término da cirurgia. A artroscopia tem sido a forma de cirurgia mais usada nas cirurgias de ombro.
Duração do procedimento
Dependendo do tipo de lesão, da experiência do médico, da técnica empregada. Na maioria das vezes, uma artroscopia do ombro demora entre 1 e 2 horas e os pacientes podem ter alta hospitalar no mesmo dia se forem operados nas primeiras horas da manhã.
Tempo de recuperação
Existem lesões que exigem um período de repouso para cicatrização no pós-operatório, não importando se foram feitas de forma aberta (convencional) ou de forma artroscópica.
Para exemplificar, num reparo de tendão do manguito com âncoras, normalmente deixamos o paciente imobilizado por 4 a 6 semanas com tipóia para que haja uma cicatrização inicial firme e somente após este período realizamos uma fisioterapia motora. Assim, independente da técnica, o médico deve orientar o seu paciente a seguir de forma rigorosa o regime pós-operatório para o sucesso da cirurgia.