Artrose do Ombro

O que é artrose do ombro

A osteoartrite ou artrose do ombro, também conhecida como doença degenerativa da articulação do ombro, é o “desgaste” da cartilagem do ombro. A osteoartrite do ombro afeta até 33% dos pacientes com mais de 60 anos. Essa condição costuma ser dolorosa e limita a amplitude de movimento do paciente e a capacidade de mover o ombro de maneira confortável. A artrose do ombro pode estar presente na articulação acromioclavicular (AC) e na articulação glenoumeral (cabeça do úmero e glenóide). A articulação AC é o ponto onde a clavícula encontra a pontinha da clavícula. A articulação glenoumeral é o ponto onde a parte superior do osso do braço encontra a escápula. A osteoartrite do ombro é mais comumente encontrada na articulação AC; porém é a artrose glenoumeral que causa mais disfunção para os pacientes e pode exigir um tratamento mais complexo.

Principais sintomas da osteoartrite do ombro

Um dos sintomas mais comuns que os pacientes apresentam é a dor, principalmente ao rodar o braço para as costas. A dor geralmente piora ao longo do dia. A dor pode ocorrer até em repouso ou durante o sono, fazendo com que os pacientes acordem à noite. Com a progressão da artrose do ombro, a limitação da amplitude de movimento vai aumentando. Um barulho, um ranger, um “croc-croc” pode aparecer. Se a articulação glenoumeral for afetada, a dor será sentida na parte frontal e posterior do ombro como uma dor profunda. Se a articulação AC for afetada, a dor será principalmente na parte superior do ombro. Essa dor pode até atingir o lado do pescoço.

Principais causas de artrose no ombro

A osteoartrite do ombro ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos devido a desgaste com a idade. No entanto, a osteoartrite do ombro pode ser observada em pessoas mais jovens devido a uma lesão ou trauma, como uma fratura ou um paciente que teve diversos episódios de deslocamento ou luxação do ombro. A osteoartrite também pode ocorrer por uma herança familiar.

Como é feito o diagnostico da osteoartrite do ombro

O diagnostico para a osteoartrite do ombro é realizado levando em consideração:

  • Histórico: levantamento do histórico através de perguntas sobre o tempo que os sintomas estão ocorrendo e assim como o histórico de lesões ou trauma recente no ombro.
  • Exame físico: Para avaliar a dor, a sensibilidade e perda de movimentos.
  • Exame por Imagens: Para verificar a gravidade da artrite do ombro e descartar outras possíveis causas de dor.
  • Radiografia: Pode mostrar se há perda de espaço entre a cabeça do ombro e a glenóide. Uma perda de espaço articular significa que há uma perda de cartilagem.
  • Ressonância magnética: também pode ser realizada, caso o raio X não forneça uma causa clara.

Como é realizado o tratamento

A osteoartrite do ombro é uma doença crônica que pode piorar com o envelhecimento. No dia a dia, não mover o ombro pode causar enrijecimento e piora da dor. À medida que a artrite progride, a dor pode piorar se não for tratada.
Infelizmente, não há cura para a osteoartrite do ombro. Mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e manter as pessoas o mais ativas possível.

  • Fisioterapia: Que é uma ótima maneira de alongar e fortalecer os músculos que sustentam seu ombro.
  • Medicamentos: Analgésicos como paracetamol e antiinflamatórios (AINEs) também podem ser usados para aliviar a dor. Medicamentos mais fortes chamados corticosteróides podem ser injetados na articulação do ombro para um alívio ainda maior da dor. Eles podem ser repetidos se forem eficazes por um período de tempo razoável.
  • Infiltrações: Outras injeções biológicas, como o ácido hialurônico, podem ser tentadas para tratar a inflamação.
  • Cirurgia: Se a dor e a amplitude de movimento continuarem a piorar ou não melhorar com a fisioterapia e medicamentos, podemos considerar a cirurgia. A artroscopia é um procedimento que limpa o interior da articulação, tirando uma parte da inflamação, o que chamamos de toilete articular. Isso pode ajudar com a dor e a amplitude de movimento, mas não elimina a artrite em si.
  • Artroplastia: Para uma artrose avançada, uma artroplastia ou substituição da articulação pode ser realizada. A cabeça do osso do ombro é substituída por uma “bola” artificial e a cavidade glenóide da escápula também é substituída.

Apenas um ortopedista, especialista em ombro poderá avaliar os prós e os contras de cada opção de tratamento e trabalhará com você para desenvolver seu plano de tratamento exclusivo.

As próteses de ombro evoluíram muito nos últimos 20 anos tanto no material utilizado, mas principalmente no desenho. Hoje dispomos de diversos tipos de próteses, que devem ser escolhidas pelo médico segundo a sua experiência pessoal e principalmente levando-se em conta a anatomia e doença articular do paciente.

Tipos de Prótese

A osteoartrite do ombro tem cura?

Infelizmente, não há cura para a osteoartrite do ombro. Mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e manter as pessoas o mais ativas possível. A fisioterapia é uma ótima maneira de alongar e fortalecer os músculos que sustentam seu ombro. Medicamentos analgésicos como paracetamol e antiinflamatórios (AINEs) também podem ser usados ​​para aliviar a dor. Medicamentos mais fortes chamados corticosteróides podem ser injetados na articulação do ombro para um alívio ainda maior da dor. Eles podem ser repetidos se forem eficazes por um período de tempo razoável. Outras injeções biológicas, como o ácido hialurônico, podem ser tentadas para tratar a inflamação. Se a dor e a amplitude de movimento continuarem a piorar ou não melhorar com a fisioterapia e medicamentos, podemos considerar a cirurgia. A artroscopia é um procedimento que limpa o interior da articulação, tirando uma parte da inflamação, o que chamamos de toilete articular. Isso pode ajudar com a dor e a amplitude de movimento, mas não elimina a artrite em si. Para uma artrose avançada, uma artroplastia ou substituição da articulação pode ser realizada. A cabeça do osso do ombro é substituída por uma “bola” artificial e a cavidade glenóide da escápula também é substituída.


O que é Artrose Secundária do Ombro?

A osteoartrose do ombro primária (sem causa definida) é rara, mas com o envelhecimento que a população tem apresentado, está se tornando um pouco mais comum. Existem formas chamadas secundárias de artrose do ombro, que são aquelas em que um há motivo conhecido do desgaste articular. Entre as causas de artrose secundária, poderíamos destacar:

  • Sequela de fratura
    Pacientes que sofreram fraturas e que tiveram uma alteração da anatomia devido a este evento traumático, podem evoluir com uma incongruência articular, que levará a um desgaste mais acelerado da superfície cartilaginosa.
  • Luxações recidivantes
    Pacientes que tiveram durante a vida episódios repetidos de luxação, normalmente evoluem na vida adulta ou na velhice com um quadro de artrose. Cada episódio de luxação ou subluxação pode contribuir para uma pequena lesão da cartilagem que, acumuladamente, se traduzirá em um desgaste maior.
  • Lesões extensas do manguito rotador
    Quando os tendões que movem o ombro se rompem, a mecânica do ombro se altera. Em alguns casos de lesão extensa do manguito, existe um tipo específico de artrose que denominamos artropatia do manguito, caracterizada por artrose glenoumeral e elevação da cabeça do úmero, que passa a se articular com o acrômio.
  • Doenças reumatológicas
    Doenças como artrite reumatóide, condrocalcinose e artrite gotosa, entre outras, podem levar a um desgaste acentuado do ombro.
  • Sequela de procedimentos cirúrgicos
    Pacientes submetidos a cirurgias mal conduzidas, com âncoras metálicas que podem ficar expostas na articulação, podem levar a um desgaste articular precoce, de difícil resolução.
  • Osteonecrose
    Alguns pacientes podem desenvolver uma lesão focal da cartilagem devido a uma alteração vascular óssea, causando uma diminuição da nutrição do osso e da cartilagem, que chamamos de osteonecrose. Entre as causas da osteonecrose podemos citar o uso abusivo de álcool e de algumas medicações (corticóides)

Ficou com alguma dúvida ?

Me envie uma mensagem, será um prazer pode te ajudar !