O que é Capsulite Adesiva
A capsulite adesiva do ombro é uma das condições mais dolorosas que acometem o ombro se chama capsulite adesiva. Também é conhecida por ombro congelado, já que nesta patologia os movimentos ficam limitados e o ombro parece até que está congelado, duro, grudado. O ombro possui uma membrana chamada cápsula articular, composta por ligamentos que ajudam a estabilizar o ombro (evitando sua luxação). Quando esta cápsula se inflama, teremos um processo chamado de capsulite.
Principais causas de Capsulite Adesiva
Podemos classificar a capsulite em dois tipos, levando-se em conta a causa da inflamação:
- Capsulite primária: é de causa desconhecida (também chamada idiopática). Normalmente ocorre mais em mulheres, na faixa dos 40 a 50 anos de idade, tem incidência maior em pacientes portadores de diabetes e de tireodeopatias.
- Capsulite secundária: tem um fator desencadeante claro e estabelecido, como uma fratura do úmero proximal que exija uma imobilização prolongada, como uma cirurgia realizada na região próxima ao ombro (cirurgias de mama que necessitem abordar a região axilar, por exemplo).
Como é feito o diagnóstico da Capsulite Adesiva
Em relação aos dados do diagnóstico, normalmente é fácil e estabelecido pela história que o paciente conta ao médico: um quadro de dor progressiva, normalmente sem história de trauma, com limitação dos movimentos, como colocar a mão na cabeça, colocar as mãos nas costas.
O médico, examinando o ombro, comparando com o outro lado, percebe uma nítida rigidez articular. Exames complementares como radiografias simples ajudam a afastar outras causas de dor no ombro e eventualmente outros exames como ultrassonografia ou ressonância podem ser solicitados.
Como o tratamento para Capsulite Adesiva é realizado
O tratamento deve ser discutido e decidido com o paciente. Costumo orientar que se trata de um problema normalmente auto-limitado (naqueles casos idiopáticos), ou seja, “da mesma forma que grudou ele deve desgrudar”. Acontece que este processo de descongelamento do ombro pode durar até dois anos, o que não é pouco considerando-se toda a limitação que esta situação impõe. Assim, cabe ao médico lançar mão de armas que ajudam a diminuir a dor e recuperação mais rápida do movimento, quais sejam:
- MedicaçõesAnalgésicos, antiinflamatórios, corticóides.
- InfiltraçõesBloqueios nervosos periarticulares ou infiltrações articulares com corticóide.
- FisioterapiaCom efeito analgésico e também através de manipulações suaves para ganho de adm (arco do movimento).
- Acupuntura
- Cirurgia
Normalmente costumo ser bastante criterioso e cuidadoso nas patologias do ombro em relação a cirurgia e não sou diferente neste caso de capsulite. Mas sempre coloco a opção de resolução cirúrgica como uma solução bastante interessante, particularmente naqueles casos mais resistentes aos tratamentos acima descritos. A cirurgia artroscópica e manipulação sob anestesia conseguem melhorar de uma forma rápida e segura uma situação dolorosa que normalmente demora bastante para resolver.