O que é Fratura da Clavícula
A clavícula é o osso que liga o peito (osso esterno) ao ombro (osso da escápula), dando suporte aos movimentos do membro superior. Nos últimos anos, com o aumento do uso da motocicleta e também da bicicleta nos grandes centros urbanos, houve um aumento importante do número de fraturas de clavícula. Atividades físicas de contato, como rugby e futebol, também são situações de risco para esta fratura.
Como é feito o diagnóstico de fratura na clavícula
O diagnóstico é fácil de ser feito: normalmente decorre de uma queda ao solo e o paciente apresenta dor no local da fratura e há uma deformidade evidente no local, além da dificuldade em levantar o braço. A radiografia simples confirma facilmente a suspeita. Em relação ao tratamento, tradicionalmente o tratamento não cirúrgico sempre foi o mais indicado; neste caso, usamos uma imobilização chamada 8 ou uma tipoia simples, como mostrado abaixo.
Como o tratamento da fratura na clavícula é realizado
Em relação ao tratamento, tradicionalmente o tratamento não cirúrgico sempre foi o mais indicado; neste caso, usamos uma imobilização chamada 8 ou uma tipoia simples, como mostrado abaixo.
Você sabia?
É importante também destacar que o tratamento cirúrgico teve uma evolução importante na última década, com materiais mais modernos que permitem uma consolidação mais confortável e um retorno mais rápido às atividades profissionais. Abaixo mostro uma fratura de clavícula tratada com uma placa e parafusos. Neste caso, o paciente era um cirurgião plástico que tem como hobby o motociclismo de velocidade e que optou pela cirurgia. Desta forma, médico e paciente podem conversar sobre opções de tratamento e, juntos, podem escolher o melhor caminho para um determinado caso.