O que é o Ligamento Colateral Medial (LCM)
O Ligamento Colateral Medial (LCM) é uma importante estrutura de estabilização do joelho e fica na parte interna desta articulação. Conjuntamente com as outras estruturas ligamentares, o LCM atua para que possamos fazer as atividades do dia a dia como correr, pular, dançar ou girar o joelho sem que ele se desestabilize.
Ligamento Colateral Medial
Principais causas de lesão
O ligamento colateral pode ser lesionado quando:
- Ocorre uma força lateral direta no joelho (por exemplo: no futebol é comum também ocorrer uma lesão do LCM quando ocorre uma dividida de bola).
- Mecanismos de torção indiretos (por exemplo: quando o paciente torce sozinho o joelho) levam a lesão conjunta do ligamento colateral e outras estruturas como o ligamento cruzado anterior, meniscos ou cartilagem articular.
- Acidentes de maior energia, como acidentes de moto, podem levar a lesões ligamentares múltiplas e nestes casos o LCM também pode estar envolvido.
Tipos de lesão
O quadro clínico depende se houve uma lesão isolada do LCM ou se houve lesões associadas. A dor é bem localizada na parte interna do joelho. Quando o LCM se rompe isoladamente, podemos graduar a lesão em graus leve, moderado e grave. No grau leve apenas acontece um estiramento de partes das fibras do ligamento, sem descontinuidade da sua estrutura. No grau moderado, já um acometimento maior da estrutura ligamentar (apenas um dos folhetos do ligamento se rompe) e no grau severo há uma ruptura completa do LCM. A intensidade da dor e a dificuldade para movimentar o joelho certamente vão aumentando nos casos de lesão grave. O teste em valgo, em que testamos a abertura do joelho, vai ficando mais positivo. Pode ocorrer um hematoma local e inchaço e nos primeiros dias fica difícil para caminhar. Quando ocorrem lesões associadas, os sintomas ficam mais acentuados.
Como é feito o diagnostico
O diagnóstico é relativamente fácil pela historia e pelo exame físico. O teste em valgo é fundamental para avaliar a extensão da lesão. Os testes de Lachman e gaveta são feitos para avaliar a integridades dos ligamentos cruzados. Testes meniscais também devem ser executados. Normalmente solicitamos uma ressonância magnética, que avalia muito bem todas as estruturas do joelho e ajuda muito na programação de tratamento.
Como é realizado o tratamento
A lesão isolado do ligamento colateral medial na imensa maioria das vezes é feita sem cirurgia, o que chamamos de tratamento conservador. Orientamos gelo local várias vezes ao dia, medicamentos antiinflamatórios nos primeiros dias após o trauma e em A lesão isolada do ligamento colateral medial na imensa maioria das vezes é feita sem cirurgia, o que chamamos de tratamento conservador.
Entre as orientações temos:
- Tratamento tópico: orientamos colocação de gelo local várias vezes ao dia, medicamentos antiinflamatórios nos primeiros dias após o trauma e em alguns casos podemos proteger o joelho com uma joelheira ou brace.
- Fisioterapia: que pode ser indicada nos casos mais graves para acelerar a reabilitação.
- Repouso: Orientamos repouso das atividades físicas que envolvem deslocamentos laterais ou giros por cerca de 40 dias. Algumas atividades simples como caminhadas, trotes e bicicletas são permitidas assim que a dor acabar.
Nas lesões do LCA e do LCM associadas, também raramente é necessária a reparação cirúrgica do LCM. Nestes casos, normalmente reconstruímos o LCA e o LCM é “deixado” para cicatrizar naturalmente. Em casos em que há uma “folga exagerada “na parte medial do joelho, o médico poderá optar por uma reparação ou por uma reconstrução do LCM.