O que é Luxação do Ombro
Luxação, no ombro, é uma lesão em que a articulação do osso do ombro se desloca da sua posição natural. Essa é uma das mais frequentes luxações do corpo humano e acontece, quando a cabeça do úmero se desloca da glenóide (escápula), causando bastante dor ao paciente. É conhecida também por luxação gleno-umeral. Na maior parte das vezes, o braço vai para frente, caracterizando uma luxação anterior. Usualmente o deslocamento do ombro está relacionada a um trauma, mas também pode ocorrer de forma atraumática (por uma frouxidão excessiva dos ligamentos).
Quando ocorre a luxação, podem ocorrer lesões nos ligamentos do ombro, tornando-os mais frouxos ou soltos, o que pode facilitar a ocorrência de novos episódios (luxação recidivante). Podem ocorrer também fraturas ou lesões cartilaginosas que precisam ser identificadas para o correto entendimento do problema e direcionamento do tratamento.
Como é feito o diagnóstico Luxação do Ombro
O diagnóstico da luxação é feito pelo histórico, pelo exame físico, por exames como radiografias e ressonância magnética.
Como o tratamento da Luxação do Ombro é realizado
O tratamento deve ser individualizado, considerando a idade, a atividade física e profissional do paciente, a existência de lesões associadas como as descritas acima, o número de episódios de luxação, entre outros fatores.
- Artroscopia: Naqueles casos de luxação traumática em pacientes jovens, normalmente optamos pelo tratamento cirúrgico, realizado habitualmente pela artroscopia
- Cirurgia de Latarjet: Em alguns casos especificos, o médico poderá optar por uma cirurgia aberta chamada de cirurgia de Latarjet, na qual usamos um enxerto ósseo para estabilizar a articulação. Neste procedimento, utilizamos uma parte do processo coracóide, um pequeno osso da região anterior do ombro, que é transferido e fixado na parte anterior da glenóide e passa a funcionar como uma trava, impedindo o ombro de deslocar.