Quadril

Quadril

O quadril é formado basicamente pelo conjunto de 3 ossos: o púbis, o ílio e o ísquio. Estes ossos possuem a função de proteger o aparelho reprodutor e a parte inferior do aparelho digestório, além de dar sustentação e equilíbrio ao corpo. Além disso, o quadril também se articula com o fêmur, o maior osso do corpo humano. Fraturas e lesões nesta região podem ser extremamente dolorosas e debilitantes, por isso, é importante consultar um ortopedista ao menor sinal de dor nesta área.

Entre os principais problemas no quadril, estão:

  • Coxartrose: também conhecida como Osteoartrose do Quadril, este tipo de artrose acomete a articulação coxofemoral, causando dores e dificuldade de locomoção.
  • Impacto Fêmoro Acetabular: quando o fêmur não se encaixa de maneira adequada no acetábulo, ocorre uma modificação no formato e no funcionamento do quadril, o que também pode resultar em muitas dores e dificuldade nos movimentos.
  • Osteonecrose do Quadril: esta condição é caracterizada pela interrupção do fluxo de sangue na região do quadril, o que resulta na morte das células ósseas, o que causa não só dor, mas também altera o formato e a biomecânica do quadril.
  • Pubalgia: a lesão caracterizada pela dor intensa no osso do quadril é frequentemente causada por excesso de atividade física e pode ser tratada – na maioria dos casos – com fisioterapia.

Tratamentos

O tratamento é feito sempre de maneira individualizada, buscando a melhor alternativa para o paciente. Os principais tratamentos para o quadril consistem em abordagens não-invasivas, como fisioterapia e uso de fármacos. Há também casos em que é necessária a intervenção cirúrgica, em que as mais frequentes são a Artroplastia Total do Quadril e a Artroscopia do Quadril, entre outras.

Ficou com alguma dúvida ?

Me envie uma mensagem, será um prazer pode te ajudar !